12h34

P&G anuncia novo centro de inovação no Brasil

Espaço atenderá toda a América Latina e será responsável pelo desenvolvimento de inovações em produtos e processos para os consumidores

Compartilhe
P&G anuncia novo centro de inovação no Brasil

Como parte do seu desenvolvimento no Brasil, a P&G anuncia novo investimento no País: a partir de março, a multinacional terá um Centro de Inovação, que será instalado na região de Campinas (SP), tornando o Brasil no seu principal polo de tecnologia em consumo da P&G na América Latina. A escolha pela região foi feita após análise de vantagens estratégicas para a companhia, dentre elas, talento técnico de alto padrão, proximidade com universidades de ponta e infraestrutura adequada.

Inicialmente, o espaço ficará no antigo prédio administrativo da unidade de Louveira, ampliada em 2015 e que atende a meta de envio zero de resíduos para aterros sanitários. O Centro de Inovação P&G se dedicará à Pesquisa e Desenvolvimento para toda a América Latina. A companhia está investindo cerca de R$ 150 milhões (US$ 50 milhões), para montar as instalações, viabilizar as operações, contratar mão-de-obra especializada, entre outros.

O Centro de Inovação P&G será responsável por abrigar pesquisas para as unidades de cuidados com bebês, beleza, casa e higiene, femininos e orais com o objetivo de desenvolver produtos, embalagens e processos produtivos cada vez mais sustentáveis. Se dedicará também a pesquisas com consumidores, que terão desde focus groups até sessões de realidade virtual. “A companhia vem se modernizando de forma acelerada nos últimos anos e, agora, dá um novo passo para o futuro da empresa. Estaremos ainda mais focados no nosso propósito, que é o de melhorar a vida das pessoas por meio das nossas inovações”, comenta Alberto Carvalho, presidente da P&G Brasil.

O novo Centro de Inovação exigirá aproximadamente 120 funções técnicas especializadas, como por exemplo a função de Pesquisador, para atender às necessidades de negócios da região. O espaço contará ainda com programa de estágio para proporcionar aos estudantes universitários uma experiência profissional e posteriormente possibilidade de efetivação. Este time olhará para tendências e inovações para trazer soluções pioneiras ao mercado.

A P&G trará tecnologias de ponta e as melhores máquinas para o Centro de Inovação do Brasil, muitas delas desenvolvidas exclusivamente para a companhia, que simulam condições climáticas e até mini linhas de produção, para testar a viabilidade de um novo produto e desenvolver protótipos, antes que sejam aprovados e desenvolvidos os processos de produção para esses novos produtos e embalagens.

“Queremos oferecer o que há de melhor para o nosso consumidor, seja com produtos, ou por meio de uma melhor experiência de compra dos consumidores, como por exemplo o Gillette Club, que oferece a facilidade da recorrência da compra. Trouxemos inovações importantes e que revolucionaram o mercado, como a tecnologia a Extra Sec Pods para Pampers, o super-condicionador de Aussie e agora de Pantene também. Acreditamos no Brasil e manteremos nossos investimentos para deixar nosso negócio cada vez mais forte”, destaca o executivo.

O Centro de Inovação P&G no Brasil completa a lista de 17 centros espalhados pelo mundo. Todos os anos, a P&G investe, globalmente, 2 bilhões de Dólares em pesquisa e desenvolvimento. “Temos mais de 7 mil e quinhentos cientistas e mais de mil PhDs. E agora poderemos desenvolver nossas inovações por aqui, com ainda mais força”, comemora Alberto Carvalho.

A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, teve papel importante nesse processo.

“A P&G já era nossa cliente por conta da expansão da fábrica de detergentes, e nos procurou para que os ajudássemos a conhecer melhor a estrutura de apoio a pesquisa no Estado de São Paulo. Com informações estratégicas e reuniões de interlocução com algumas instituições chaves, conseguimos mostrar aos executivos que um investimento desse tipo não poderia estar em lugar mais adequado na América Latina”, explica o diretor de investimentos da Agência, Ermínio Lucci.

O Secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Vinícius de Souza, destacou a relevância da inauguração do centro: “o Brasil tem conseguido manter a atratividade para centros e projetos de P&D de grandes multinacionais, como é o caso deste importante centro da P&G, que além de gerar empregos de alta qualificação profissional, contribui para fortalecer o ecossistema de inovação brasileiro”.

Compartilhe
Deixe seu comentário
Acesse
Leia também no
Newsletter
Receba no seu e-mail todas as novidades da Revista Distribuição
Facebook Instagram YouTube
Cadastro 5
Cadastro 5
Cadastro 5
Fale com a redação
(11) 5572.1221
Ramal: 206
Publicidade
(11) 5572.1221
Ramal: 210
2016 - 2017. Revista Distribuição. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital