12h16

Com apoio da Cargill, moradores do Grajaú/SP trocam material reciclável por recompensas

Casa so+ma utiliza resíduos como moeda de engajamento e estimula desenvolvimento socioeconômico de comunidades de baixa renda

Compartilhe
 Com apoio da Cargill, moradores do Grajaú/SP trocam material reciclável por recompensas

A Cargill inaugurou no dia 1 de junho, a Casa so+ma, uma estrutura desenvolvida para receber lixo reciclável no Grajaú, Zona Sul de São Paulo. No local, os moradores da região levam seus resíduos sólidos, que são pesados e transformados em pontos no Programa so+ma Vantagens. Esses pontos podem ser trocados por diferentes tipos de recompensas, como itens da cesta básica, incluindo todo o portfólio das marcas Pomarola, Tarantela, Elefante e Liza, higiene pessoal e cursos de melhoria de qualificação profissional.

A iniciativa é da so+ma, uma startup que busca ampliar escolhas e incentivar o empreendedorismo em comunidades de baixa renda por meio de seu programa de fidelidade, so+ma vantagens, que utiliza os resíduos como moeda de engajamento. É o único programa de fidelidade para a baixa renda no Brasil. A Cargill, por sua vez, é a patrocinadora do programa no Grajaú e os investimentos da empresa viabilizaram a construção de toda a infraestrutura necessária, além de incubar a cooperativa, envolver a comunidade e adquirir as recompensas para as trocas. O programa será patrocinado por dois anos e depois ele deve ser mantido pela Cooperativa Cooperpac com a própria renda obtida com a venda dos materiais recicláveis.

Segundo Marcio Barela, gerente de sustentabilidade da Cargill Foods Brasil, a empresa visa estimular o desenvolvimento socioeconômico de comunidades de baixa renda e transformar a eficiência e rentabilidade à cooperativa de catadores, além de monitorar os impactos ambientais, com o ato de reciclar, e sociais, com as recompensas. "Com esse apoio, queremos ampliar os índices de reciclagem de embalagens, incentivando a mudança de comportamento das pessoas em relação ao tema. Acreditamos muito que a Casa so+ma pode ajudar nesse processo de conscientização para mudança de hábito da população”, ressalta.

“O programa so+ma vantagens no Grajaú está sendo um sucesso, em pouco mais de um mês temos 195 famílias cadastradas, mais de 2.500 kilos de resíduos entregues e 46 trocas efetuadas, e estamos apenas no começo” comemora Claudia Pires, fundadora da so+ma.

A Casa so+ma está localizada no Circo Escola Cedeca, na Rua Ezequiel Lopes Cardoso, 333, no Grajaú, em São Paulo, SP. Mais informações no www.somosasoma.com.br

Compartilhe
Deixe seu comentário
Acesse
Leia também no
Newsletter
Receba no seu e-mail todas as novidades da Revista Distribuição
Facebook Instagram YouTube
Cadastro 5
Cadastro 5
Cadastro 5
Fale com a redação
(11) 5572.1221
Ramal: 206
Publicidade
(11) 5572.1221
Ramal: 210
2016 - 2017. Revista Distribuição. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital