11h31

Ambev reduz em 72% acidentes na operação logística

Dados inéditos foram apresentados pela companhia

Compartilhe
Com uma das maiores frotas privadas do País, cerca de 13 mil veículos entre motos, carros e caminhões, a Ambev tem investido em tecnologia de ponta para garantir a segurança de toda a equipe responsável pelo transporte de suas bebidas. Um projeto merece destaque nessa empreitada: o chamado Tech Safety, software desenvolvido pela Ambev que rastreia e monitora veículos e traça o perfil de condutores, identificando comportamentos críticos de pilotagem, possibilitou à companhia reduzir em 72% o número de acidentes em suas operações de logística e vendas nos últimos três anos. A fase de testes do Tech Safety teve início em motocicletas no ano de 2010. Em agosto de 2012, 100% das 4,5 mil motos da companhia estavam com a tecnologia instalada. Naquele ano, o Tech Safety encabeçou uma redução de 34% nas ocorrências de acidentes. Graças à tecnologia, os supervisores das equipes passaram a receber relatórios diários indicando problemas como excesso de velocidade, frenagens e acelerações bruscas, configurando o índice de erros por condutor. Além disso, um monitoramento periódico, em que supervisores acompanham pessoalmente as rotas de entrega, verifica eventuais descuidos com o uso de EPIs e indícios de direção arriscada como ultrapassagens incorretas. Entre 2014 e 2015, a redução foi de 88% no número de irregularidades cometidas pelos condutores.
“Trabalhamos para que o cenário de acidentes no trânsito envolvendo motociclistas mude no Brasil. De 2008 a 2015, conquistamos uma redução de 83% nos acidentes com nossa frota. Reduzir ainda  mais esse índice faz parte do nosso sonho de construir um mundo melhor”, afirma Henrique Mata Machado de Castro, gerente corporativo de saúde e segurança ocupacional da Ambev.
Em 2014, o Tech Safety foi expandido para carros e, hoje, está ativo nos mais de 2.600 automóveis da frota da empresa. A partir da identificação de comportamentos de risco e das correções realizadas, houve uma redução de 95% nas infrações envolvendo carros da companhia.  Vale destacar que os motoristas de carros passam por testes de direção antes de serem contratados, por um treinamento no momento da integração e outro anual obrigatório. Já para motos, o treinamento obrigatório acontece duas vezes por ano. Além disso, os condutores que apresentam comportamentos críticos, segundo o relatório gerado pelo Tech Safety, passam por uma orientação mensal. Em 2015, a Ambev implementou o Tech Safety para caminhões. O sistema de rastreamento funciona por meio de um dispositivo de telemetria que faz o acompanhamento de 5.600 veículos que trabalham para a cervejaria, para controlar o comportamento dos condutores quanto a excessos de velocidade, freadas bruscas, velocidade em rotas críticas etc..  A partir de um relatório periódico, o gestor realiza ações de conscientização sobre a segurança do condutor e dos ajudantes. A Ambev investe em treinamentos de direção defensiva em todas as unidades do país. Eles contam com uma parte prática e outra teórica e duram cerca de seis horas. Como resultado do trabalho envolvendo a frota de caminhões, houve uma redução de 86% no número de infrações no último ano.
Compartilhe
Deixe seu comentário
Acesse
Leia também no
Newsletter
Receba no seu e-mail todas as novidades da Revista Distribuição
Facebook Instagram YouTube
Cadastro 5
Cadastro 5
Cadastro 5
Fale com a redação
(11) 5572.1221
Ramal: 206
Publicidade
(11) 5572.1221
Ramal: 210
2016 - 2017. Revista Distribuição. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital