12h44

Exclusivo: Consumidor idoso busca diferenciais no varejo de vizinhança

Pessoas com mais de 60 anos gastam 26% da renda no com compras alimentares

Compartilhe
Exclusivo: Consumidor idoso busca diferenciais no varejo de vizinhança
Com independência financeira e bagagem de sobra para realizar suas escolhas de consumo, o público sênior faz parte de um grupo crescente que quer encontrar produtos específicos, facilidade de acesso aos itens que procura e atendimento personalizado no comércio. Uma pesquisa realizada no primeiro semestre deste ano pela Officina Sophia Retail indica que os consumidores com mais de 60 anos tendem a sofisticar seus gastos mensais com alimentação e buscam mais qualidade de vida. Constituem-se, atualmente, em 25 milhões de pessoas e deverão chegar a 37 milhões em dez anos.
“Esse grupo da população compõe uma das faixas da pirâmide etária que mais crescem no Brasil. O varejo de bairro precisa dedicar mais atenção aos clientes da terceira idade tanto no cuidado com que os  recebem como no sortimento oferecido”, salienta Valéria Rodrigues, diretora da empresa especializada em estudos customizados e com foco em varejo.
Os supermercados despontam como o setor  mais dispendioso entre todos os que compõem a repartição dos  gastos por essa parcela importante da população, consumindo 26% da renda. Nesse quesito, o varejo de vizinhança lidera, com 20%, a preferência entre os modelos de comércio alimentar. “É o local de passeio, onde o cliente é conhecido pelo nome. É perto da residência e visitá-lo chega a representar um momento de lazer para os idosos”, salienta Valéria. Diante dessa tendência positiva, o varejista precisa observar a estrutura física oferecida. Vagas especiais e caixas exclusivos são medidas básicas a serem adotadas, mas não devem ser as únicas. Há redes europeias que chegam a oferecer aos idosos carrinhos de compra equipados com lupas. Características atraentes aos olhos de consumidores mais idosos serão diferenciais no momento de escolha dos locais onde eles farão suas compras. Continue lendo a matéria aqui!
Compartilhe
Deixe seu comentário
Acesse
Leia também no
Newsletter
Receba no seu e-mail todas as novidades da Revista Distribuição
Facebook Instagram YouTube
Cadastro 5
Cadastro 5
Cadastro 5
Fale com a redação
(11) 5572.1221
Ramal: 206
Publicidade
(11) 5572.1221
Ramal: 210
2016 - 2017. Revista Distribuição. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital