12h04

9 características de trabalho em uma empresa sem chefe

Especialista da VAGAS.com conta como é trabalhar em uma companhia com gestão horizontal

Compartilhe
9 características de trabalho em uma empresa sem chefe
Nada de chefe ou hierarquia. É com essa premissa básica que uma empresa com gestão horizontal atua. A figura da chefia não existe e os colaboradores acabam compartilhando mais as responsabilidades e tarefas da companhia. Para entender um pouco mais sobre esse modelo de administração empresarial, listamos nove características do trabalho em uma empresa sem chefe: 1)    Habilidade para dar e receber feedback. Os profissionais que atuam em ambientes horizontais precisam ter destreza no uso dessa poderosa “ferramenta de gestão”, pois é por meio dela que se promove o desenvolvimento das pessoas. “É necessário ser capaz de reconhecer o bom trabalho dos colegas e apontar possibilidades de melhorias, elogiar e também “puxar a orelha” quando algo estiver impactando negativamente no trabalho”, conta Patrícia Sampaio, especialista em RH da VAGAS.com. “Da mesma forma, é imprescindível ter habilidade para receber elogios e reconhecimento, mas também para ouvir as críticas de alguém que não é seu chefe. Grande parte dos profissionais nunca teve essa experiência, pois usualmente esta tarefa está concentrada nas mãos dos gestores que, pela natureza de seu cargo, tem a “carta branca” para fazê-la”, completa. 2)    Proatividade. As pessoas precisam assumir compromissos espontaneamente, pois não há alguém com a tarefa exclusiva de delegar e cobrar a execução.  “Sempre que estiver diante de algo que precisa ser feito ou de uma oportunidade de melhoria, as pessoas precisam ter a iniciativa de fazê-lo ou de comunicar e endereçar a ideia”, ensina. 3)    Desapego. Isto significa dizer que o profissional precisa estar sempre aberto a ouvir as diversas opiniões que podem surgir em relação a um trabalho que está sendo executado. “Qualquer um pode ter uma opinião melhor ou complementar à sua e isto deverá ser discutido com mente e coração abertos para que, de repente, algo mais valioso seja construído”, revela Patrícia. 4)    Habilidade para trabalhar com grupos multidisciplinares. Muitas decisões são tomadas em fóruns e reuniões onde há a interação de profissionais de disciplinas diferentes. “Saber trazer a medida exata da sua contribuição e permitir que os outros também façam complementará o trabalho e favorecerá o surgimento de produtos e soluções com alto valor agregado”, relata a especialista. 5)    Atitude constante de evolução. É uma outra característica importante para profissionais que trabalham ou desejam trabalhar no modelo horizontal de gestão. “A empresa horizontal é um ambiente aberto, muito propício ao aprendizado e à troca de experiências, mas vivenciar isto verdadeiramente é uma questão de atitude, de curiosidade e de vontade de fazer melhor sempre”, diz. 6)    Capacidade analítica e visão sistêmica. O exercício da gestão exige capacidade de olhar a empresa como um todo, um organismo que é maior que suas partes. “Isto significa dizer que é necessário medir o impacto das decisões tomadas, não somente no escopo de uma determinada equipe, mas sim das áreas correlacionadas. Como a tomada de decisão é descentralizada, capacidade analítica e visão sistêmica devem ser habilidades comuns a todos”, pontua Patrícia. 7)    Influência positiva. É a capacidade de favorecer, por meio de atitudes, o bom ambiente e o clima agradável. Atmosfera positiva é o meio necessário para o despertar da criatividade e abre espaço para que o trabalho aconteça de forma divertida e leve. “Por isso, valorizamos profissionais que tenham espirito colaborativo, capazes de oferecer apoio aos colegas e dar suporte para superação de desafios por meio de presença ativa e inspiradora”, aponta Patrícia. 8)    Ausência de chefes não significa falta de liderança. Esta é uma habilidade essencial nesse contexto. “A diferença é que ela não é delegada em razão de um cargo, mas sim, emerge naturalmente quando alguém torna-se referência, seja por capacidade técnica, visão estratégica ou conduta”, conta. 9)    A identificação e o engajamento com os propósitos da empresa. Elas garantem a motivação dos profissionais no exercício de suas atividades. “Numa empresa sem chefes, valorizamos pessoas que reconhecem a importância do próprio trabalho e que estejam dispostas a contribuir no projeto comum da empresa. Nos processos seletivos da VAGAS.com, costumamos dizer que buscamos pessoas que tenham o que nos ensinar. Desta forma, aumentamos nossa capacidade de criar produtos incríveis e que tenham impacto positivo na vida das pessoas e da sociedade”, finaliza.
Compartilhe
Deixe seu comentário
Acesse
Leia também no
Newsletter
Receba no seu e-mail todas as novidades da Revista Distribuição
Facebook Instagram YouTube
Cadastro 5
Cadastro 5
Cadastro 5
Fale com a redação
(11) 5572.1221
Ramal: 206
Publicidade
(11) 5572.1221
Ramal: 210
2016 - 2017. Revista Distribuição. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital